Barbara Mendes

Barbara Mendes cresceu na capital nacional da Bossa Nova e da MPB: Rio de Janeiro.

Em final de 1995 muda-se para Nova York para estudar canto e lá fica até 2005.

Em 1997, começa, então, sua carreira nos palcos internacionais. Participa do Tributo a Elis Regina, ao lado de Nana Caymmi e Bebel Gilberto no Town Hall em NYC.

Em 1998, foi a única cantora brasileira convidada a participar do festival de Jazz Ocean Blue Jazz Festival no Japão, ao lado de Herbie Hancock, Wayne Shorter, Tito Puente, Milt Jackson e etc.

Em 99, é chamada pelo arranjador e produtor, Eumir Deodato para gravar três canções da trilha sonora do filme Bossa Nova ( One Note Samba, Amor em Paz e Inútil Paisagem), dirigido por Bruno Barreto, dentre elas a trilha de abertura. O CD foi lançado pela Verve em 2000.

Ainda em 99, é finalista do 2º Prêmio Visa, realizado em São Paulo pela Rádio Eldorado, e recebe entusiasmados elogios da mídia paulista:

Em 2000, fez sua primeira turnê na Grécia, cantando no Half Note Jazz Club (Atenas) e no Mylos Club (Tessaloniki), retornando nos dois anos seguintes, onde grava o CD “Live in Greece”, com lançamento independente. No mesmo ano, participa da trilha do filme indiano SNIP, com lançamento do CD na Índia, pela Universal Music. Faz um grande concerto para a produtora de cinema Merchant & Ivory, ao lado do tablista indiano Zakir Hussein.

Também em 2000 começa a trabalhar com o DJ e produtor de Dance/House Music François Kevorkian (François K.), dono do selo Wave Music, renomado DJ, que já trabalhou com nomes como U2, Glória Stephan, KraftWork, B52’s, Diana Ross, etc.

Em 2001, se junta novamente a François e Terry Burrus para compôr a música “Awakening” para a compilação Bossa Très Jazz, com arranjo de cordas de Deodato, lançado na Europa, Japão e EUA pelo selo Yellow Productions. O single é lançado na compilação Bossa Mundo Vol. 2 pela Wave Music. Barbara e François embarcam em turnê pela Europa, EUA (Winter Music Conference 2002) e Canadá durante 2001 e 2002.

No início de 2002, no Brasil, participa do Free Jazz no Rio de Janeiro, no palco Village, convidada pelo Barão Vermelho - Guto Goffi - e em SP no Skol Beats ao lado de François K.

Em 2003, mais um single de Dance Music “Got to Be in Love”, produzido por François K. e Eric Kupper é lançado nos EUA e Europa pelo selo Wave Music.

Apresenta-se no Kennedy Center em Washington, no Millenium Stage, ao lado do pianista Cliff Korman e banda Gafieira Dance Club. Em Nova York, canta no evento promovido pelo Brazil Foundation, com a participação de Paulo Moura e canja de Gilberto Gil.

EM 2005, grava a música "Praia de Genipabu" para a trilha do filme "Be Cool" com John Travolta, Uma Thurman e etc.

Grava e se apresenta ao vivo em NYC com o grupo de balé Pilobolus, com direção musical do "head director" da Julliard School of Music - NYC - Edward Billous.

Entre idas e vindas ao Brasil, canta, no Rio de Janeiro no Rio Scenarium, com a banda Pagode Jazz Sardinha’s Club, homenageando os grandes compositores da MPB.

Com o grupo, e, 2005, ela canta no Festival de música brasileira no sul da França, junto com Lenine, Milton Nascimento, Daniela Mercury e outros

Em 2005/2006, grava o seu primeiro trabalho autoral, concebido com a parceria do grande compositor, arranjador e pianista Alan Mallet que já tocou com grandes nomes da música mundial como Paul Simon.

Entre 2005 e 2006, Barbara fez uma séries de shows no Rio de Janeiro para a divulgação do seu novo trabalho. Seus shows puderam ser vistos no Mistura Fina, Estrela da Lapa, Centro Cultural Carioca, Centro Cultural Estácio de Sá, Centro Cultural Julieta Serpa e etc. Foi também a NYC, Moscou e em Portugal.

Em Novembro de 2006 retorna à Grecia para shows em Atenas, Volos e Larissa, lançando se Cd “Barbara Mendes”.

Barbara se prepara para o lançamento de seu novo CD "Nada pra Depois", produzido por Mauricio Oliveira e Andre Vasconcellos, pela Trilhos Arte.
Previous
Next Post »