Thaís Gulin

A curitibana Thaís Gulin não é mais uma boa cantora a tentar lugar ao sol (ralo) do mercado fonográfico brasileiro. Ela até viraria mais uma se contasse apenas com seu timbre, nada original. Só que Gulin se impõe entre pencas de cantoras ao dar voz a compositores marginalizados com arranjos criativos do pianista Fernando Moura, o produtor do CD.
O viés marginal dá o tom das sucintas 12 músicas do disco, desde a ótima faixa de abertura - Garoto de Aluguel (Taxi Boy), tema de Zé Ramalho sobre a prostituição masculina que recebe a sua melhor interpretação – até a última, 78 Rotações, jóia de um Jards Macalé (em parceria com Capinam) bem mais obscuro do que de costume. Entre arejado flerte com a vanguarda paulista (em Piano - Ofídico Fatídico, tema de Iara Rennó e Anelis Assumpção, filha do mestre Itamar) e com o samba posto de escanteio pela indústria do disco (De Boteco em Boteco, de Nelson Sargento), Thaís Gulin arrisca até parceria com Arrigo Barnabé (Cinema Incompleto - Núpcias), dá voz a autores como Carlos Careqa (Cisco, delicada canção feita em parceria com Zeca Baleiro) e mostra que a música de Tom Zé pode crescer quando interpretada por vozes mais privilegiadas do que a do autor. Defeito 10: Cedotardar se destaca no CD, inclusive pela pulsação do arranjo, moldado com as cordas do Quarteto Bessler.
Nada é óbvio nesta promissora estréia de Thaís Gulin. Mesmo sua abordagem da obra de um medalhão como Chico Buarque passa ao largo da banalidade. Lua Cheia (velha parceria com Toquinho) começa em clima de século 19 e termina bem contemporânea. Já o Hino de Duran ganha registro de contornos quase vanguardistas que somente valorizam o tema da Ópera do Malandro. Sim, Gulin trafega pela margem até quando roça o sentimentalismo popular em História de Fogo, música de Otto e Alessandra Negrini que fica com cara de tango. Aliás, mesmo uma passional marcha-rancho de Jair Amorim e Evaldo Gouveia (Bloco da Solidão, do repertório do último álbum de Maysa) ressurge moderníssima na releitura de Gulin. Enfim, um grande disco de uma cantora segura que poderá vir a se tornar grande e única se continuar no universo paralelo da música produzida no Brasil - como nesta sua (bem-vinda) estréia.

Fonte: Segura, Thaís Gulin dá voz aos marginalizados (Mauro Ferreira)
Previous
Next Post »